sábado, 9 de outubro de 2010

SISTEMA DE ARMAZENAMENTO DE FRIO

SISTEMA DE ARMAZENAMENTO DE FRIO

Os sistemas de armazenamento de frio são equipamentos que acumulam energia térmica (frio) e têm por finalidade armazenar o frio produzido durante as horas em que a electricidade é mais económica (horas de vazio), para posteriormente utiliza-lo no ar condicionado, nas horas em que o tarifário é mais caro (horas de ponta). Estes sistemas permitem ainda a redução da potência instalada, evitando também, picos de carga provocados pelo funcionamento do chiller. O meio térmico de armazenamento poderá ser a água gelada, o gelo ou os sais eutécticos.

A tecnologia baseada nos sais eutécticos diminui o volume de armazenamento para 33% do volume necessário para o armazenamento de água gelada, para a mesma energia acumulada.

PRINCIPAIS FORMAS DE ARMAZENAMENTO DE FRIO

•Sistemas de armazenamento completos ou totais - Fornecem todo o frio necessário durante os picos de consumo (quando a energia eléctrica é mais cara) enquanto os sistemas de produção de frio estão desligados. Durante o resto do dia, o sistema de base produz mais frio do que é necessário, sendo armazenado o excedente para posterior utilização nos períodos de pico.

•Sistemas de armazenamento parciais - Um ou vários chillers funcionam durante todo o dia, sendo complementados pelo sistema de armazenamento de frio durante os picos de consumo. Durante o resto do dia, parte da produção dos chillers é armazenada.

VANTAGENS DOS SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO DE FRIO

Quer devido às características técnicas, quer devido ao modo de funcionamento, os sistemas de armazenamento térmico podem apresentar as seguintes vantagens:



•Aumento da eficiência dos chillers devido a um funcionamento preferencial nos regimes nominais, o que contribui também para um maior tempo de vida útil dos equipamentos;

•Aumento do COP (coefficient of performance) devido ao funcionamento preferencial dos chillers durante a noite;

•Redução da factura energética associada ao consumo de energia e à potência eléctrica em sistemas de climatização;

•Redução dos níveis de ruído devido a uma maior estabilidade de funcionamento;

•Possibilidade de utilizar diferenciais elevados de temperatura – com a utilização de bancos de gelo – permitindo reduzir os caudais, as perdas de carga e as próprias dimensões das tubagens;

•No caso de utilização de tanques de água gelada, estes podem constituir uma reserva de água para o combate a incêndios

•O sistema de armazenamento poderá ser concebido para trabalhar em conjunto com outros sistemas, tais como cogeração ou trigeração, absorção, entre outros, permitindo várias formas de recuperação de energia e uma utilização optimizada e eficiente do conjunto.








Sem comentários: